Sobre a Revista

FOCO E ALCANCE 

 

Edição e financiamento.

A revista é publicada e financiada pelo Colégio de Profissionais de Orientação da Costa Rica.

 

Caráter e formato.

É uma publicação arbitrada, de caráter científico e de acesso aberto. Seu formato e publicação são eletrônicos, utilizando o sistema OJS.

 

Objetivo.

Sua finalidade é divulgar o conhecimento teórico, metodológico e prático desenvolvido a partir da disciplina de Orientação, a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional e acadêmico desta área do conhecimento.

 

Cobertura temática.

Recebe artigos relacionados a:

1. Intervenção de orientação a partir de diferentes contextos (familiar, educativo, comunitário, prisional, sistema nacional de emprego, organizacional ou outro).

2. Os processos de formação do profissional em Orientação.

3. As perspectivas teórico-práticas da profissão.

4. Identidade disciplinar e profissional.

5. Responsabilidades éticas no exercício da Orientação.

6. Outros tópicos relacionados.

 

Público-alvo.

Destina-se a profissionais de Orientação, investigadores e estudantes universitários a nível nacional e internacional.

 

Tipos de artigos.

Receba manuscritos originais e inéditos, os quais não foram submetidos simultaneamente a outra revista ou órgão editorial. Entre os tipos de artigos:

1. Artigo científico derivado de:

  • Investigação básica.
  • Investigação aplicada.
  • Revisão bibliográfica (Serão rejeitados os trabalhos teóricos que propuserem apenas um resumo da literatura sobre um tema sem objetivos específicos de investigação ou especificações metodológicas).
  • Sistematização de experiências.

2. Ensaio.

3. Revisão.

 

Idioma.

Publica artigos em espanhol, inglês e português.

 

Formatos de publicação.

PDF, HTML, XML, Áudio (para resumo).

 

 

MODELO DE CITAÇÃO E REFERÊNCIA.

A revista utiliza o modelo APA, sétima edição em inglês.

 

 

RECEPÇÃO E PERIODICIDADE DE PUBLICAÇÃO.

A recepção dos artigos é durante todo o ano e tem periodicidade semestral.

 

 

ACESSO ABERTO.

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor.

 

 

GRATUITO.

A revista não cobra pela registro, processamento e publicação de artigos.

 

 

IDENTIFICADOR DE CADA PUBLICAÇÃO.

Todos os artigos possuem um identificador de objeto digital (DOI pelas siglas em inglês), que é registrado na base de dados do sistema Crossref.

 

 

TEMPO DE AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO. 

O tempo estimado entre a inscrição, avaliação e publicação do artigo é de aproximadamente 6 meses.

 

 

PREPRINT

O preprint ou manuscrito pré-publicado é quando os pesquisadores depositam o artigo (exceto as resenhas) em um repositório especializado em preprints antes de enviá-lo para avaliação na Revista Costarricense de Orientação. Recomenda-se o uso do Zenodo ou Scielo Preprints.

Em nenhum caso, o depósito de um preprint substitui a revisão do editor e o processo de arbitragem estabelecido pela revista, nem evita as correções que devem ser feitas no manuscrito como resultado dessas revisões.

Se o manuscrito for aceito para publicação, a versão postprint (versão final) incluirá, dentro de suas informações, o URL ou DOI onde o preprint está hospedado. Isso significa que o preprint deve permanecer depositado e disponível para consulta.

 

PROCESSO DE ARBITRAGEM.

A partir de 2024, a revista utiliza o procedimento de "revisão por par simples cego", no qual apenas a identidade dos revisores é mantida em sigilo, inclusive após a publicação do artigo.


As pessoas revisoras serão profissionais nacionais e estrangeiras (externas à organização), propostas pela revista com base em sua expertise na temática abordada no artigo submetido. Aquelas interessadas e disponíveis para avaliar deverão preencher uma declaração de ausência de conflito de interesse com os autores (por exemplo: laços familiares, relações pessoais, rivalidade acadêmica, entre outros) que possam influenciar inadequadamente a avaliação do artigo designado. 

Para conduzir a avaliação, essas pessoas terão as seguintes diretrizes de apoio:

1. Artigo científico:

2. Ensaio.

 

Essa avaliação emitirá uma das seguintes recomendações:

1. Aceitar o item.

2. Aceitar o artigo com modificações.

3. Rejeitar o artigo.

 

Caso as pessoas emitam critérios contraditórios (exemplo: um aceita e outro rejeita um artigo), a revista passará a solicitar a recomendação de um terceiro revisor. No entanto, a decisão final de publicar ou rejeitar um artigo caberá ao Comitê Editorial.

 

É importante mencionar que, no caso de resenhas, estas não fazem parte da seção arbitrada da revista, portanto sua avaliação ficará a cargo do editor, que emitirá qualquer uma das recomendações mencionadas no parágrafo anterior, a partir da seguinte guia de suporte:

1. Resenha.

 

E como nos demais artigos, a decisão final de publicar ou rejeitar uma resenha será feita pelo Comitê Editorial.

 

Critérios de Rejeição:
1. A originalidade e o impacto no campo de estudo e na comunidade científica são escassos ou nulos.
2. O suporte bibliográfico para respaldar as afirmações e argumentos é escasso ou nulo, comprometendo a credibilidade e a integridade acadêmica.
3. Apresenta erros metodológicos graves, comprometendo a qualidade do estudo.
4. A análise da informação é superficial, meramente descritiva.
5. A redação é deficiente, implicando a necessidade de reescrever totalmente ou em grande parte o artigo.
6. Apresenta graves problemas éticos, como plágio, manipulação de dados, entre outros.

 

 

AUTORIA.

A revista assume os critérios estabelecidos pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, para o reconhecimento de autoria e contribuição, detalhados a seguir:

1. A pessoa contribuiu substancialmente para a concepção ou desenho do artigo ou para a aquisição, análise ou interpretação dos dados.

2. A pessoa participou da redação do trabalho ou da revisão crítica de seu conteúdo intelectual.

3. A pessoa participou da aprovação da versão final a ser publicada.

4. Ser responsável por todos os aspectos do trabalho para garantir que as perguntas relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas.

5. Além disso, a revista implementa a taxonomia de papéis de colaboração acadêmica (CRediT) que permite diferenciar e reconhecer a contribuição de cada coautor em um artigo científico.

 

Os autores são responsáveis ​​por identificar o cumprimento dos critérios supracitados, como tambem indicar para à revista a ordem de sua aparição, nos créditos do artigo.

 

Além disso, são responsáveis ​​por identificar e citar o nome das pessoas que colaboraram na elaboração do artigo (colaboradores não autores). Para essa identificação, devem cumprir pelo menos com um dos critérios de autoria do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas.

 

 

LICENCIAMENTO E PROTEÇÃO INTELECTUAL.

A publicação dos artigos será realizada segundo os princípios da licença Creative Commons Creative Commons Atribución- NoComercial-SinDerivadas 3.0 Costa Rica (CC BY-NC-ND 3.0 CR).

 

 

ÉTICA E DETECÇÃO DE PLÁGIO.

A revista possui um Código de Ética, no qual constam os princípios do Comitê de Ética em Publicação (COPE pelas siglas em inglês) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE pelas siglas em inglês).

 

Adicionalmente, existe uma política de plágio para avaliação dos artigos nele postulados. A American Psychological Association (2020) define autoplágio e plágio como:

 

  • Autoplágio: é a apresentação de seu próprio trabalho publicado anteriormente como original; Assim como o plágio, o autoplágio é antiético.
  • Plágio: é o ato de apresentar as palavras, ideias ou imagens de outra pessoa como se fossem suas; nega aos autores ou criadores de conteúdo o devido mérito. Seja deliberado ou não intencional, o plágio viola os padrões éticos na bolsa de estudos.

 

Portanto, é dever do autor, do editor, do revisor e do Comitê Editorial promover a integridade acadêmica garantindo que o conteúdo dos artigos seja original, bem como o cumprimento ético na divulgação científica.

 

O RCO utiliza a ferramenta PlagScan para detectar semelhanças no conteúdo dos artigos submetidos com outras fontes (sites, teses, artigos, livros, entre outros), este software fornecerá um porcentagem de semelhanças achadas (se houver) e sera revisado com as respectivas fontes para sua respectiva verificação, todo caso seja analisado.

 

A revista, quando considerar necesesario, solicitará ao autor que corrija os casos detectados de semelhanças de conteúdo (isso será obrigatório) ou procederá à rejeição do artigo quando considerar que não atende ao requisito de originalidade.

 

No caso de identificação de plágio em artigos publicados, o Comitê Editorial analisará a situação e poderá elaborar uma errata ou retirar o artigo da revista (ver Código de Ética e Boas Práticas).

 

PRESERVAÇÃO DIGITAL.

São realizadas as seguintes ações:

1. O depósito legal dos artigos publicados no Sistema Nacional de Bibliotecas, protegidos pela Lei de Impressão nº 32, e pela Lei de Direitos Autorais e Direitos Conexos nº 6683. Para mais informações, pode consultar o seguinte link:

https://www.sinabi.go.cr/servicios/depositoLegal/Formulario-Deposito-legal-de-publicaciones-digitales.aspx

2. A revista participa da iniciativa PKP-PN que permite o depósito e preservação de seus artigos no KEEPERS. Para mais informações, pode consultar o seguinte link: https://portal.issn.org/resource/ISSN/2215-6615

 

 

INTEROPERABILIDADE.

É implementado o protocolo de interoperabilidade OAI-PMH (Open Archives Initiative–Protocol for Metadata Harvesting), que é utilizado para a transmissão de metadados (Dublin Core) na Internet.

 

 

ANTECEDENTES DA REVISTA COSTARRICENSE DE ORIENTACIÓN

A Associação Costarriquenha de Profissionais em Orientação -ACPO- (promotora da criação do Colégio de Profissionais em Orientação), elaborou nos anos 90 o boletim informativo "Atualizações em Orientação", que foi distribuído impresso entre os membros deste grupo com uma periodicidade semestral.

 

Ao longo dos anos, este boletim tornou-se a Revista Actualidades em Orientación ISNN 1659-0406; tornando-se a primeira revista especializada em Orientação do país. Neste, foram publicados artigos relacionados ao trabalho do profissional em Orientação e comunicadas as atividades desenvolvidas pela Associação.

 

Com a criação do Colégio de Profissionais de Orientação em 2010, a Associação Costarriquenha de Profissionais de Orientação foi dissolvida e a publicação da Revista Actualidades em Orientação foi descontinuada.

 

Durante o primeiro Congresso Nacional de Orientação "50 anos de Orientação na Costa Rica: conquistas e desafios" e o Primeiro Congresso Internacional da Rede Latino-Americana de Orientação "Orientação na América Latina: em busca de novas perspectivas", realizado em 2014, discutiu-se a urgente necessidade de ter os meios adequados para o intercâmbio profissional, a divulgação do trabalho e das pesquisas realizadas pelos profissionais em Orientação, o que foi analisado em diversas ocasiões pela Diretoria do Colégio. Foram sugeridas três estratégias para atingir tais objetivos, sendo uma delas a criação de um periódico eletrônico.

 

Foi assim que na sessão ordinária nº 11 realizada em 23 de maio de 2019, a Diretoria do Colégio de Profissionais em Orientação, formou uma comissão composta pelos seguintes colegiados com o objetivo de elaborar a proposta de criação da revista eletrônica do CPO: M.Sc. Gioconda Mora Monge, M.Sc. Jorge Ballestero Rojas, Lic. Pablo Sibaja Mojica, M.Sc. Osvaldo Murillo Aguilar, M.Ed. Carmen Frías Quesada, Lic. David Chavarría Venegas e o M.Sc. Josué Jimenez Ulate.

 

A atual Revista de Orientação da Costa Rica (RCO) surgiu do trabalho desta comissão, que foi aprovada pelo Conselho de Administração na sessão ordinária nº 30 realizada em 21 de novembro de 2019. No entanto, foi somente em novembro de 2020 que começou este projeto, conseguindo publicar seu primeiro número em janeiro de 2022.

 

Em agosto de 2023, a RCO alcançou sua indexação no Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ, em inglês).

 

Para aceder a alguns exemplares da Newsletter e da Revista Actualidades en Orientación, antecessoras do RCO, pode aceder ao seguinte link:

https://drive.google.com/drive/folders/1abIkNJxdzGSmPrOH3NsAX3ZYyAyLPYdD?usp=sharing